Resident Evil para leigos

Por Coluna Vertebral 27 de setembro de 2011 Editar postagem
Na Coluna Vertebral, Sâmela Bolzan fala sobre os primórdios do clássico jogo Resident Evil.

Resident Evil é uma das maiores franquias da Capcom, responsável pela popularização do Survival Horror e dos nossos tão amados zumbis. Os mortos-vivos são lerdos e não apresentam ameaça a policiais bem treinados? Coloque-os em corredores apertados e dê pouca munição ao jogador que a coisa muda de figura.

Uma mansão misteriosa


Em 22 de março de 1996 era lançado o primeiro Resident Evil. A história se passa em 1998, em Raccoon City, uma cidade fictícia localizada no meio-oeste americano. Estranhos assassinatos começam a ocorrer na floresta ao redor da pequena Raccoon. Andarilhos e excursionistas são brutalmente assassinados e seus corpos apresentam sinais de canibalismo. O Departamento de Polícia decide enviar seu time de elite, os S.T.A.R.S. (Special Tatics and Recue Service, Serviço de Táticas Especiais e Resgate). O primeiro time a ser enviado é o Bravo, que perde a comunicação com a delegacia poucos minutos após entrar na floresta. Depois de 24 horas sem nenhum sinal, o grupo Alpha é enviado para localizá-los. Ao chegar no local o grupo avista o helicóptero dos companheiros caído e vazio.






Enquanto vasculham o lugar a procura de pistas sobre o paradeiro dos policiais desaparecidos são surpreendidos com o ataque de cães selvagens que apresentam estado de decomposição avançada. O policial Joseph Forest é atacado e morto pelos cães. Assustado com a situação o piloto do helicóptero foge e deixa o restante do time a deriva dos ferozes cães. Sem outra opção, o grupo se refugia em uma mansão abandonada, vista ao longe. É neste momento que o jogo começa. Assumimos o papel de Jill Valentine ou Chris Redfield com a missão de vasculhar a misteriosa casa e ao mesmo tempo procurar pelos companheiros desaparecidos.

A Biohazard Outbreak


Se você já jogou o primeiro Resident Evil vai perceber que a história é bem fechada e não deixa pontas soltas. Mas o sucesso foi tanto que uma continuação era quase obrigatória. Então, em 1998 lançaram Resident Evil 2, que conta a história de Leon Kennedy, um policial novato que acabara de ser transferido para Raccoon. Em seu primeiro dia como oficial de polícia tem que enfrentar as bizarras criaturas criadas pela Umbrella, que agora não se restringem mais a mansão, mas andam livremente pela cidade, totalmente contaminada.

Em seu caminho Leon encontra Claire Redfield, que está na cidade atrás de seu irmão. Juntos, encontram um carro de polícia abandonado em um beco e seguem até a delegacia, imaginando que lá seria o lugar mais seguro para se estar (mas como vocês devem saber , não é bem assim). No meio do caminho são atacados por um zumbi do banco de trás do carro. (alguém aí lembra de Zombieland?) e para ajudar são atingidos por um caminhão desgovernado, com um motorista zumbificado. Nessa hora os caminhos se separam e precisamos seguir até a delegacia (sem o carro) e nos encontramos com nosso(a) parceiro(a) lá. Assim como no primeiro jogo você escolhe um dos dois personagens,mas dessa vez as ações que você toma com o personagem no cenário A muda os acontecimento no cenário B. A história dos dois personagens acontece simultaneamente. Enquanto Leon encontra Ada, uma mulher que diz estar a procura do seu namorado John, Claire encontra Sherry, uma garotinha que foi orientada por sua mãe a ir para a delegacia. Mas ao decorrer do jogo percebemos que os objetivos de Ada e as intenções da família de Sherry não são o que parecem ser.

Assim como o primeiro jogo, o segundo fez muito sucesso e é o mais vendido de toda a franquia. Hoje são 18 jogos, 5 filmes, mais de 8 livros, várias HQs e muita, mas muita coisa vindo.

Autora: Sâmela Bolzan - Twitter | Tumblr | Blog


O texto é de responsabilidade do respectivo autor e não reflete necessariamente as opiniões dos demais autores.
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!