Coluna Vertebral

Por Unknown 26 de julho de 2011 Editar postagem
Olha quem resolveu dar as caras, corajosamente admito, estreando aqui pelo ZH? A zumbi @likeazombie. Aproveite sua coluna... no bom sentido!
Existem muitas lendas sobre mortos que saem dos seus túmulos. Não vamos entrar no mérito dos zumbis haitianos, que já é lugar comum afirmar sua existência baseada no uso de substância que os tornam vulneráveis e submissos à vontade de outros para as mais diversas finalidades. Os zumbis que adoramos são aqueles seres putrefatos, devoradores de carne humana!

Todas as culturas desenvolvem meios para separar o que faz parte do mundo dos vivos daquilo que pertence ao mundo dos mortos. Há um trabalho de desagregação que precisa se efetivo e eficaz para que essas barreiras entre-mundo, sejam físicas ou imaginárias, não sejam rompidas. Velório, enterro, túmulo digno, cremação, cerimônias fúnebres, missas de sétimo dia e outras diversas formas de mostrar ao morto seu caminho não são simples práticas vazias.

O caminho entre essas duas esferas precisa ser feito de forma cuidadosa e somente por aquelas pessoas autorizadas, pessoas as quais a sociedade consagra essa possibilidade, médiuns, xamãs, feiticeiros, já que eles possuem o conhecimento para fazer esse diálogo com segurança.

Agora, imaginem só, quando os mortos resolvem levantar de suas tumbas só de zueira? Todo o penoso trabalho que foi desenvolvido para que os mortos ficassem em seus devidos lugares cai por terra (ou se levanta da terra). É como se um dos pilares mais antigos da sociedade caísse, a ordem estabelecida já não vigora mais, agora se instaura o caos.

Talvez esta seja uma possibilidade de explicação para o fascínio e o medo que os zumbis despertam. O dilema do homem diante da morte não é um tema novo na literatura e no cinema, mas, com as novas incertezas do mundo pós-moderno e globalizado, a temática dos zumbis reacende o medo da transgressão da ordem, do embate entre dominantes e dominados e por fim o retrato do que era o ser humano, agora consumindo outros seres humanos.

Agora deixando de lado esse discurso chato de cientista social e indo pra parte divertida, a verdade sobre os zumbis é que mais cedo ou mais tarde o apocalipse acontecerá. E quando esse dia chegar, se esconder pra não ser devorado não será suficiente. Ninguém estará preparado. Pode ser um acidente nuclear, um ataque biológico, castigo divino ou vontade do acaso, a única certeza é que um dia os mortos caminharão sobre a Terra e esse dia não está muito longe.

Siga no Twitter - @likeazombie | BlogTumblr
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!