Katana não serve para matar zumbis

Por Unknown 9 de janeiro de 2012 Editar postagem
Katana
Olá, hunters! E esse Dia Z que não chega nunca! Hoje vou falar sobre um tema um tanto polêmico entre os hunters. O uso da famosa espada samurai japonesa, a katana. O termo katana, em japonês, se refere a qualquer espada, de qualquer origem, com um gume apenas. Mas para fins práticos, vamos chamar aquela espada padrão, levemente curvada, a maior que os samurais carregavam, de katana.

Siga o Zumbi Hunter no Twitter - @Zumbi_Hunter

Vale lembrar que NÃO estimulamos o uso ou o porte de armas de qualquer tipo, não estimulamos violência, agressão ou qualquer tipo de ofensa. Armas não são brinquedos, lembre-se disso.

Mestres espadeiros japoneses concordam que uma katana de verdade deve ser feita da maneira tradicional e totalmente artesanal, pois eles sabem o balanço correto da força e de carbono que o aço deve levar para compor a lâmina. Deve ser usado o tamahagane, o aço japonês legítimo para sua confecção. Na imagem abaixo é possível ver as camadas de carbono na lâmina.

carbono e katana

Se uma réplica industrial for usada - o que é muito comum nos dias de hoje, pois a China exporta milhões delas - você não só terá uma arma na mão como também uma arma ruim. Ela vai envergar e quebrar, você não vai conseguir afiar e ela vai te deixar na mão. As espadas replicadas ou mal feitas podem até ter algum fio, mas pode ser uma arma letal na mão de alguém inexperiente.

Samurai
As katanas muito provavelmente chegaram ao Japão através da China e da Coreia. Era a arma preferida dos guerreiros que lutavam a cavalo e por isso são tão longas. As espadas menores, a wakizashi e a tanto (de mão) surgiram posteriormente. O treinamento que os samurais tinham duravam uma vida inteira e eles mesmos respeitavam o poder da espada que carregavam, seguindo uma rígida tradição religiosa e de conduta.

Agora vamos voltar para a realidade. Katanas autênticas são raras, muito caras, difíceis de achar e pouquíssimas pessoas pelo mundo têm condições de empunhar uma delas em uma situação real de combate. Uma espada falsa, mal forjada na mão de alguém inexperiente é morte certa ou machucados graves, sem contar que pode ser atacado por zumbis quando a espada quebrar. Pare e pense. É muito melhor ter um taco, um facão, um porrete, qualquer coisa mais grosseira do que se aventurar, achando que é o Miyamoto Musashi, lutando contra tudo e todos.

Por isso, não invente moda no apocalipse. Use o que tiver à disposição. A visão de nós mesmos como heróis empunhando uma espada lendária como essas é legal, admito, mas é assinar um atestado de óbito. Até porque, o próprio Musashi dizia:

... indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada.

Deixe sua opinião, hunter!

Fontes:
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!