A questão da água

Por Lady Sybylla 16 de janeiro de 2012 Editar postagem
O Brasil é um país que felizmente tem água em abundância. O que não quer dizer que tenha água para todos. A maior parte da água doce do país se concentra na região norte, que tem uma baixa densidade demográfica. Enquanto isso, em São Paulo, estamos drenando a água para consumo de municípios da região metropolitana e até de Minas Gerais, para suprir a demanda. E aí sobra a questão: o que fazer no apocalipse zumbi?

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_

Viver sem água é impossível e um hunter desidratado é filé na certa. Dessa maneira, você vai precisar de um suprimento de água. Enquanto as estações de tratamento estiverem funcionando, ótimo, mas e quando pararem?

Ao contrário do que comumente se pensa a água da torneira não é suja e imprópria, ao contrário, o tratamento dado a ela pelas concessionárias de abastecimento é excelente. Outro mito relacionado à água é que as aglomerações urbanas são as que mais consomem. Na verdade, a maior consumidora de água no mundo é a agricultura.

Aí você pode pensar: posso simplesmente me apossar dos tanques de água de reúso que limpam as ruas da feira. Não faça isso. Água de reúso é água tratada  dos esgotos domésticos e industriais e do chorume que é drenado dos aterros sanitários e posta para uso na lavagem de ruas, por exemplo. Essa água não é potável.

Como saber se uma água é potável? Afinal, a água pode ser limpa, cristalina e pode não ser própria para o consumo. Falando na real, não tem como você saber se ela é potável ou não, pois ela pode conter microrganismos e substâncias tóxicas que são imperceptíveis. São mais de 80 testes diferentes para se ter certeza de que uma água é própria para consumo, coisa que poucos laboratórios no país fazem.

E o que fazer?

Calma, para tudo dá-se um jeito. Com o fim da emissão de poluentes no apocalipse, a água da chuva vai ser limpa. Espere pelo menos por uma hora de chuva para colher água de boa qualidade e depois ferva.

Também é possível fazer um filtro com carvão vegetal. Transforme o carvão em um pó fino e crie um filtro com ele, pedriscos, areia e uma rocha porosa como a pedra-pomes ou o arenito. A água pode sim sair preta, mas o carvão é um ótimo agente limpante e vai retirar qualquer substância tóxica que você tenha ingerido.

Procure lugares com grandes caixas d'água, como escolas. Se o lugar não tiver, construa uma. Drene água de piscinas e cuidado com o cloro. Em grandes quantidades ele é extremamente tóxico. Só tome água de nascentes, nunca de cursos d'água. Na nascente, a água já foi filtrada e limpa, portanto você não corre nenhum risco. Observe também se há plantas e árvores em volta, elas ajudam a manter a limpeza dos rios, mas atente para a presença de animais mortos. Algo tóxico pode ter caído ali, matando os animais. E evite rios muito parados. A presença de quedas d'água e pedras ajudam o rio a depurar mais rápido.

Espero que estas dicas o deixem esperto, afinal água é mais que um bem necessário, é vital. Até mais!
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!