Liderança: As difíceis decisões de um líder

Por Unknown 9 de março de 2012 Editar postagem
Liderança
Em homenagem às mulheres,
uma rainha.
Olá Hunters! Retomando a nossa série de posts sobre a liderança vamos hoje falar das decisões difíceis de um líder durante o apocalipse Z. Todo líder leva em sua figura não só a autoridade do comandante como também a responsabilidade do comando.

Siga no Twitter ~~> @LeandroLeite_

Quando uma equipe trabalha em conjunto, não se pode cobrar individualmente caso haja alguma falha em atingir o objetivo proposto, a menos que um elemento esteja distoante do grupo. No caso de uma falha coletiva quem gerencia a equipe é alvo das críticas, afinal cabe a ele garantir que a harmonia e os esforços do grupo deem resultado. Exemplo disso são os técnicos de futebol que quase sempre são os culpados pela má fase dos times que treinam.

E no apocalipse Z não vai ser diferente, vai até ser pior. As decisões que o líder tomar após o Dia Z estarão ligadas à sobrevivência dos seus companheiros e ao bem estar do grupo e um erro será fatal.

Se você for o líder de algum grupo de sobreviventes tenha em mente que as decisões serão difíceis. Você quase sempre estará entre perder o braço esquerdo ou a perna direita, figurativamente falando. Entre seguir em frente e procurar um lugar seguro ou voltar para um terreno desconhecido para buscar alguém perdido.

Talvez alguns de vocês pensem num primeiro momento que quem está perdido está morto e deve ser deixado pra trás, mas e se quem se perdeu for mecânico? Ou um médico? Ou quem sabe a filha de um casal que faz parte do seu grupo? Voltar e procurar pode ser como perder um braço, mas deixar alguém do grupo pra trás muitas vezes vai ser como perder a perna. Os entes queridos de quem se perdeu não vão mais confiar em você e podem até mesmo deixar de te seguir.

Um líder tem que estar disposto a se arriscar pelo seu grupo para mantê-los seguros, afinal quanto maior for a confiança de todos nele maior será a chance de alguém arriscar a pele para salvá-lo em um momento de necessidade. Mas fato é que essas decisões devem ser tomadas, e muitas vezes sem demora. Cabe a você, líder, fazê-lo. Afinal essas decisões causam muito estresse emocional e muitas pessoas não terão condições de suportar essa cobrança. Mantenha em mente que a serenidade emocional é mais do que importante para que você não perca o foco e ponha toda sua equipe em risco, hunter.

E sempre lembre-se que o líder é um dos mais importantes na manutenção de um grupo, mas também é o mais cobrado! Até semana que vem futuros líderes do apocalipse!
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!