O gemido

Por Lady Sybylla 28 de setembro de 2011 Editar postagem
Você possivelmente já percebeu que nos filmes de zumbis eles costumam gemer. Fazem um ruído bizarro, que parece constante, baixo, quase como o mesmo ruído que os grandes animais caçadores fazem para imobilizar as presas (tigres e leões, por exemplo). Mas de onde ele vem?

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_

Tentamos sempre dar aqui no ZH dicas essenciais de sobrevivência. Já falamos sobre o modo como os zumbis perambulam, sobre o melhor clima para sobreviver e até uma checklist foi preparada para você não esquecer nada no Dia Z.

Porém, nunca falamos do gemido, aquele zumbido aterrorizante. De onde ele vem? Se o zumbi é um morto que foi reanimado, não faria sentido ele respirar, pois seu corpo não precisaria realizar trocas gasosas. Poderia ser o ar passando livremente pela traqueia e pelos pulmões, mas seria preciso ter um movimento constante de ar e uma saída para o mesmo além da boca e do nariz. Neste caso, um zumbi já ferido ou até mesmo com acúmulo de líquidos nos pulmões poderia causar o gemido.

No entanto, se eles andam e possuem o instinto primitivo de comer, significa que funções automáticas do cérebro inferior, que é inclusive a parte mais primitiva, estão funcionando. E uma das funções automáticas mais essenciais do nosso corpo é a respiração. Claro que ela não seria plena como com um ser vivo, ela teria suas limitações e praticamente não teriam função alguma, já que o zumbi é um morto vivo.

Outra ideia interessante é que os zumbis emitem esse gemido para atrair outros zumbis ou para a caça. No mundo animal é notório ver animais chamando os membros do bando através de sons específicos e grandes animais caçadores, em especial o tigre, emitem um ruído de baixa frequência que consegue paralisar suas presas, facilitando assim o momento da predação. Às vezes, o ouvido humano é incapaz de identificar este som de baixa frequência e ele fica paralisado.

Seja como for, este gemido faz parte das características básicas dos zumbis e serve de alerta para qualquer sobrevivente. Ouviu algo estranho, fuja o mais rápido que puder, pois ele pode tentar com isso imobilizá-lo e o resto você já sabe.

Até mais!
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!