Ainda falando sobre o pós-apocalipse...

Por Coluna Vertebral 6 de outubro de 2011 Editar postagem
Na Coluna Vertebral, Leandro Leite retoma o assunto sobre como ficará o mundo no pós-apocalipse.

Já tratamos aqui a questão da sociedade pós apocalíptica e as graves questões que virão a tona quando o apocalipse Z acontecer, questões de longo prazo. Hoje vamos detalhar um pouco mais essa questão e tentar criar uma "receita" de como fazer uma sociedade anti-caos.

Algo muito importante que a primeira vista pode parecer inútil, se pensarmos que a organização social vai voltar à lei da selva, é a inteligência. Sim, inteligência. Apesar de estarmos acostumados com a idéia de lutar pela sobrevivência a inteligência vai ser o que diferenciará humanos de mortos-vivos, afinal isso é o que nos diferencia dos animais.

Como utilizar essa inteligência o leitor pode indagar. Ora, em primeiro lugar pode ser utilizada para segurança. O filme “Land of the Dead” de Romero dá um bom exemplo de como criar uma cidade segura (em termos, mas vamos guardar os spoilers). Depois de estabelecida uma base segura temos de pensar em como atender as necessidades de sua população. Vamos à mais básica: Alimentação.

O que permitiu que a humanidade deixasse de ser nômade e se fixasse em comunidades pela primeira vez foi a capacidade de gerar alimentos, sem depender do que a natureza oferecia. Alimentar uma grande quantidade de gente é um desafio e como citado no artigo anterior saquear pode não ser uma opção viável por um longo prazo. Então teríamos que investir em soluções de longo prazo. A agricultura pode sustentar uma comunidade tranquilamente, desde que se escolha um local adequado para o plantio de alimentos que sejam eficientes. Trataremos da agricultura pós apocalíptica em outro texto.

Também uma herança dos tempos mais remotos da humanidade, a pecuária pode ser um desafio um tanto maior do que a agricultura, afinal animais também precisam comer e podem aumentar o consumo de alimentos da comunidade. Por isso a pecuária deve ser uma opção apenas quando o sistema de agricultura estiver fortalecido o bastante para alimentar a comunidade com sobras. Mas criar animais traz mais benefícios do que simples alimentação. Animais podem ser fonte matéria prima para as mais diversas finalidades desde roupa até força de trabalho.

Esses são os sistemas mais básicos para se estabelecer um sistema de alimentação sustentável para a comunidade. Sustentável e seguro, afinal coletar alimentos fora dos muros da cidadela pode ser arriscado demais dependendo da localidade onde for criada a nova comunidade. Depois de estabelecido o sistema para sustentar essa necessidade primordial devemos tratar de outros assuntos. Mas só em outro texto.

Leandro Leite - Twitter 

O texto é de responsabilidade do respectivo autor e não reflete necessariamente as opiniões dos demais autores.
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!