Resident Evil - O Criador e as Origens

Por Coluna Vertebral 4 de outubro de 2011 Editar postagem
Na Coluna Vertebral, Sâmela Bolzan resgata as origens de Resident Evil e as influências de seu criador.

Shinji Mikami
Shinji Mikami. Parece familiar? Se não fosse por ele esse texto nem teria sido escrito. Entrou na Capcom em 1990 e em 1992, já com boa reputação entrou em um time destinado a criar jogos baseados em personagens da Disney. Alladin e Goof Troop, dois jogos de sucesso para o Super Nintendo, saíram daí. Esses resultados garantiram um posto de diretor em um jogo para o recente Playstation.

O game seria baseado em um outro jogo chamado Sweet Home, que veio de um filme japonês de mesmo nome. Nele cinco pessoas estão investigando uma mansão mal-assombrada. Cada um tem habilidades e fraquezas diferentes.

Claire Redfield
Sendo um grande fã de Romero, Mikami adicionou os zumbis no jogo e também quis inovar. A câmera estática, pouca munição, os cenários pré-renderizados. Resident Evil acabou criando o termo "Survival Horror", que englobou muitos jogos anteriores a ele, como Alone in The Dark e o próprio Sweet Home. E uma curiosidade: diferente do que muitos pensam, Survival Horror é um sub-gênero de ação, não de terror.

Gostou do jogo? Quer começar a jogar mas não sabe por onde começar? Bom, aqui vão algumas dicas. Se você tem um Nintendo Wii, The Umbrella Chronicles é uma boa opção. Conta a história desde o início até a queda da Umbrella Corporation. The Darkside Chronicles, também para o Wii, já reconta a história de Resident Evil 2, CODE:Veronica e mais um cenário inédito.
Para quem tem um PS3, os primeiros 3 jogos da série estão com 50% de desconto na PSN e também temos o lançamento de Resident Evil 4 HD (preço normal). Mas corram porque a promoção dura apenas duas semanas, tanto na PSN americana, quanto na brasileira.

Leon KennedyOs donos de Xbox 360 não têm muita opção. Os únicos jogos disponíveis para este console são Resident Evi 5, Resident Evil 4 HD e Resident Evil CODE: Veronica X HD, que fazem os novatos caírem de paraquedas na trama. Para aqueles que curtem jogar no computador, temos toda a série numerada para o PC (Resident Evil 5 é o mais recente da série numerada e é vendido na Live e no Steam).

Lembrando que citei só alguns jogos para cada console, os mais indicados para aqueles que estão tendo um primeiro contato com a série. Existem mais jogos, tanto para os consoles desses geração como para gerações passadas.

Ainda quer saber mais? Então vale a pena visitar os sites abaixo. Nele você vai encontrar sinopses, conteúdos especiais, detonados dos jogos, artigos, entrevistas com os dubladores, notícias atualizadas diariamente, discussões sobre os jogos, e etc.

Resident Evil Sac - @residentevilsac
Revil - @revilbr
O site Resident Evil Database fará o mês especial de Resident Evil 5, que será em outubro. Colocarão muitos conteúdos especiais e várias entrevistas. - @residentevildb

Autora: Sâmela Bolzan - Twitter | Tumblr | Blog

Fontes:
Um breve resumo sobre Shinji Mikami
Sinopse Resident Evil 1 e Sinopse Resident Evil 2
RevilCast #06 Resident Evil
Resident Evil: 15 anos de horror - Baixaki Jogos

O texto é de responsabilidade do respectivo autor e não reflete necessariamente as opiniões dos demais autores.
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!