Tipos de Zumbis

Por Coluna Vertebral 29 de setembro de 2011 Editar postagem
Na Coluna Vertebral, Lucius Tanathos fala sobre os tipos de zumbis que encontramos na literatura, cinema e jogos.

Existem cerca de 11 tipos de zumbis nos universos Filme/HQ/Game/RPG. Em geral, os jogadores de RPG são os que mais reparam nisso, pois em filmes e jogos eles não são muito diferenciados à primeira vista. São poucos os que mantém inteligência, isso é um fato. Clique nas imagens para ampliar.

Zumbi - São os clássicos que a gente conhece e não têm muita diferença entre sim. Na verdade, zumbis sem classificação sempre caem nessa classificação. Esses tipos são os que mais são conhecidos por querer carne humana ou cérebro. Zumbis inteligentes somente ficam assim em um determinado tempo e quando o cérebro começa a acordar partes intactas. Costumam ser cegos e usam o olfato ou calor do corpo para se localizarem. São também os mais usados em filmes e todos os outros gêneros.

Esqueleto - Podem ser invocados por uma magia ou ritual para os mais variados fins. Há quem pense que esses esqueletos são inteligentes mas não são, somente fazem o que são mandados fazer. São mais conhecidos em jogos.

Múmia - Costumam ser inteligentes, mas não todos. Só voltam se alguém os incomodar em seus túmulos (maldição). Eles sim tem toda uma estrategia para conseguirem seus corpos e sempre estão acompanhados com um item mágico que os mantém entre os vivos. Conhecidos por todos os gêneros, e usados também em todos.

Devorador - São territoriais. Essas são múmias/zumbis que não saem de seu habitat, e geralmente vem com sua alma presa em seu estomago. São invocados por pessoas, rituais ou pelo próprio lugar em si. Se alimentam do medo das pessoas e podem transformar os outros através desse medo ou matando-as. São mais difíceis de serem mortos. São mais conhecidos em alguns jogos e podemos comparar com os zumbis de Silent Hill.

Mohrg - São assassinos, deformados e usam máscaras para cobrir o rosto ou não são reconhecíveis. Quando matam alguém, não fazem por contágio e somente pelo instinto que eles tinham em vida. Na verdade o que os fazem se mover e voltar é um parasita em seu corpo. Em jogo são mostrados mais como caveiras, mas em filmes com corpo. Jason é o mais conhecido, acreditem ele é um Mohrg.

Carniçal -Costumam ser canibais pálidos, azuis e sem carne com a pele toda "chupada". Geralmente eles não morreram completamente e seu cérebro não morre por completo, fazendo-o voltar muitas vezes. Há muitos filmes e jogos com esse tipo, o que mais recomendo é Vertigem. Zumbis inteligentes podem ser associados nessa categoria também.

Inumano - Pálidos embranquecidos. Geralmente são descendentes de indígenas ou conhecedores de alguma magia vodu. Esse ódio pode ser geral ou somente por uma família, contudo, mesmo matando o causador desse ódio, isso não para e querem saciar mais e mais essa sede. Não confundir com Wendigo que é um tipo de Licantropo. Há muitos filmes antigos referente a esse tipo.

Bodak - Seu rosto é deformado e alguns até lembram alienígenas, mas não se engane, é bem humano. Eles voltam com sua "sanidade" e inteligência intactos. E só querendo uma única coisa, matar. Poderia citar nesse perfil assassinos em série, mas prefiro colocar nesse secto Michael Myers de Halloween como exemplo. E não confundam com Allips, pois Bodak tem corpo físico.

Lich/Demilich - Esse tipo é segurado por um amuleto, parecido com a Múmia, mas não se engane. Na verdade ele está vivo e mesmo se destruir o cérebro ele ainda consegue se movimentar. Geralmente em filmes e outros gêneros podemos confundir bastante com Múmias, como no caso de Mum-Rá, que muitos acreditavam ser uma múmia, mas após muito buscar, ele é um Lich. Demilich é uma evolução, um avanço do processo mágico, onde não é necessário mais o corpo e o amuleto passa a ser o crânio do ser. Mais usados em rpg's.

Grunts - Este "zumbi" na verdade não está morto e sim doente. Uma doença que putrefa o corpo aos poucos e deixa o zumbi rápido e raivoso, querendo espalhar essa doença o mais rápido possível. Esses são os chamados zumbis com corrida e um pouco de raciocínio. Quem conhece 28 Days Later ou Extermínio, no Brasil conhece bem esse tipo. Pessoas com anomalias tem um certo tipo de imunidade temporária mas mesmo assim contaminam ainda com sua saliva e sangue.

Hunters - Esses são os feito em laboratório, não morreram ou voltaram por querer, um soro ou experimento os fez voltar a vida. E por geralmente os humanos vivos gostarem de inovar, sempre aparecem com alguma novidade, como por exemplo com mais de 4 braços, dois em um ou mais, entre outras deformações. Muitos zumbis de Resident Evil podem ser citados, principalmente Nêmesis.

Você pode reparar que aqui não citei vampiros e fantasmas, pois esses também tem seu subtipo e se separam dos zumbis. Em breve falarei sobre eles. Espero que tenham gostado desse breve resumo, gostaria de ter colocado com mais detalhes, mas acredito que assim já é possível entender. Há outros tipos de zumbis não colocados aqui, quis apenas destacar os mais conhecidos e vistos, considerando os outros como subgrupos de zumbis. Quem quiser conhecer os outros subtipos podem procurar em livros de RPG que são os mais indicados. Ou até mesmo aqui.

Até breve!

Autor: Lucius Tanathos - Twitter | Blog

O texto é de responsabilidade do respectivo autor e não reflete necessariamente as opiniões dos demais autores.
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!