Os militares não são a salvação

Por Lady Sybylla 9 de julho de 2012 Editar postagem
Algum tempo atrás eu vi uma imagem rodando pelo Facebook que fazia uma comparação entre o grupo de Rick Grimes e os militares. A pergunta era como os civis despreparados sobreviveram e os militares não. Bem, nem tudo são flores, inclusive para os militares.



Os militares também são seres humanos. Eles também falham, podem tomar decisões erradas e podem sucumbir em uma situação de caos e de privação de recursos. Estar preparado para uma guerra em grande parte hoje tecnológica, com uso de mísseis teleguiados, caças de combate, navios e tanques de guerra é uma coisa; atirar contra uma população civil, doente e necessitando de atendimento é outra completamente diferente.

Militares norte-americanos
Nem tão preparados assim...

As Forças Armadas foram feitas para defender a nação e suas fronteiras. Ela não foi feita para patrulhar ruas e combater crimes. Em um caso de emergência nacional, em que se necessite reforçar a segurança, certamente o trato com os civis será complicado.

Eles também costumam estar preparados para situações de emergência, com suas próprias maneiras de reciclar água, dejetos, com ração especial e cozinhas de campo. Mas se as fontes dos recursos se esgotarem, e num apocalipse zumbi elas vão se esgotar em pouco tempo devido ao caos generalizado, eles também terão problemas para se manter.

Um bom exemplo disso é o Haiti, que teve toda a sua infraestrutura colapsada com o terremoto e depois as tropas norte-americanas enviadas como apoio precisaram retornar, pois faltava água, comida e higiene até para eles, quanto mais para os haitianos.

Um exército de zumbis vai quebrar as Forças Armadas.

Em um país continental como o Brasil, com mais de 8 milhões de km2, com imensas e populosas regiões metropolitanas, o comando das Forças Armadas precisaria deslocar no mínimo 400 mil homens apenas para cobrir estas importantes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e assegurar estradas, prédios do governo e a distribuição e racionamento de recursos. Dados de 2009 estimam que o nosso efetivo não chega a 380 mil homens e mulheres. Mesmo chamando o pessoal da reserva, que estima-se seja de cerca de 1 milhão de indivíduos, não haveria recursos para armá-los e colocá-los nas ruas em uma situação de emergência como num apocalipse zumbi. Com uma população de 220 milhões de habitantes, se imaginarmos que o vírus (?) zumbi infecte e deixe 20% da população brasileira doente, que é uma taxa de infecção semelhante a muitos vírus que temos por aí, os militares terão que lidar com cerca de 44 milhões de zumbis sedentos de sangue... A matemática não é favorável aos militares neste caso.

Acho que deu para perceber que eles não terão condições de garantir a segurança da nação nem do povo, certo? Seu único resgate é você mesmo. Até mais!
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!